Intolerância, alergia, ou sensibilidade alimentar?

Atualizado: Jun 23

O desconforto após a ingestão de algum alimento, é mais comum do que se pensam. Os sintomas, frequentemente vem logo após o consumo do alimento. Mas, NÃO É REGRA, pois, existem as alergias imediatas e tardias, as sensibilidades e intolerâncias, e o tempo para surgirem os sintomas pode variar. No geral, na intolerância, alergia imediata e em algumas sensibilidades, os sintomas surgem mais rápido, alguns em minutos, outros demoram algumas horas, MAS, nas alergias tardias e em outras sensibilidades, existem casos e situações que os sintomas podem surgir bem depois, tipo 3 a 5 dias depois da ingestão alimentar. E isso dificulta o diagnóstico pelo paciente de qual alimento o fez mal! No geral a pessoa perde a noção e o relato é do tipo: TUDO QUE COMO EU PASSO MAL!! Mas quando você pergunta:" TEM ALGUMA ALERGIA ALIMENTAR?" A resposta costuma ser negativa, exatamente porque é confuso, o paciente não consegue identificar o que realmente não caiu bem, ou o porque hoje está mal, se comeu a mesma coisa de ontem....

Em alguns casos, a pessoa consegue ingerir pequenas quantidades do alimento em questão. Já em outros não!

O importante é BUSCAR PELA INDIVIDUALIDADE NO TRATAMENTO!

E qual a diferença entre elas?

Na intolerância alimentar, o alimento não é digerido corretamente, o corpo por algum motivo não consegue produzir as enzimas que auxiliam na digestão e dessa forma, os sintomas surgem logo, principalmente no sistema gastrointestinal. Nesse caso, o organismo "não tolera" certos tipos de alimentos, causam desconfortos, aumentam a permeabilidade da parede intestinal, e se feito com frequência, pode causar sérios problemas. Porém, se não for rotina, os efeitos deletérios podem ser menores, o organismo consegue reequilibrar entre 24 a 72 horas. Agora, se virar rotina, será impossível reparar o dano, e consequentemente tudo que acontece na sensibilidade alimentar começar acontecer aqui.

A intolerância alimentar é muito frequente, e pode afetar qualquer individuo sem história familiar, pelo simples estilo de vida, uso de antibióticos, sono inadequado, má nutrição, estresse crônico, enfim.

Já na sensibilidade alimentar, já envolve o sistema imunológico que reage de duas maneiras. A primeira delas, é produzindo um conjunto de imunoglobulinas – IgG e IgM. E a segunda é liberando as proteínas complementares inflamatórias. Ou seja, aqui costuma ser mais profundo, as vezes até inflama o intestino, e se não cuidado pode causar inflamação crônica no corpo, especialmente nas articulações, as chamadas dores reumáticas. Os sintomas variam de 45 minutos a 3 dias para se desenvolver, dificultando o entendimento do paciente.

Nesse caso, é preciso identificar os alimentos agressores e que causam a sensibilidade, e retirá-los, tratar o intestino, reparar as mucosas, cuidar do microbioma, e por fim, quando sentir seguro, reintroduzir os alimentos de forma gradual e segura.

Na alergia há uma resposta imunológica imediata, isto é, o organismo cria anticorpos *como se o alimento fosse um agente agressor* e por isso os sintomas são generalizados e costumam ser mais rápidos, mas ainda temos as alergias tardias que os sintomas demoram a aparecer. A alergia alimentar geralmente é um problema mais raro e hereditário, surgindo em vários membros da mesma família!

A sensibilidade alimentar é bem mais comum que as alergias, sendo que cerca de 2 milhões de casos se manifestam por ano, no Brasil.

Poderíamos listar mais de 30 sintomas relacionados as intolerâncias e alergias, mas vou citar alguns mais comuns e bem desconfortáveis,👇🏼👇🏼:

➡️ Cansaço excessivo

➡️ Dores nas articulações

➡️ Inchaço e dores abdominais

➡️ Coceira ou manchas na pele

➡️ Azia ou enjoos frequentes

➡️ Intestino lento (obstipação)

➡️ Diarreias frequentes

➡️ Enxaqueca

➡️ Irritabilidade

➡️ Refluxo

➡️ Palpitação

➡️ Demência

Enfim.... a lista é imensa!!

Você já sentiu algum desconforto após consumir derivados do leite, feijão, amendoim, peixes, mariscos e outros frutos do mar, pães, bolos ou ovos?

☑️ Se você respondeu “sim”, é possível que você esteja com algum tipo de intolerância, sensibilidade ou alergia alimentar.

➡️ Essas são condições que podem atrapalhar bastante seu dia a dia, por isso, é importante consultar um profissional. Além disso, esse quadro crônico te causa prejuízos irreparáveis com o decorrer do tempo!