Tratamento de Diabete Mellitus

Atualizado: Jun 19

Diabetes mellitus (DM) é uma condição na qual o pâncreas deixa de produzir insulina ou as células param de responder à insulina que é produzida, fazendo com que a glicose sanguínea não seja absorvida pelas células do organismo e causando o aumento dos seus níveis na corrente sanguínea. Existem dois tipos principais da doença. O diabetes tipo 1 (DM1) e o tipo 2 (DM2). A nutrição é importantíssima para controle de ambos os tipos, pois a produção insulínica está relacionada à carga glicêmica da dieta escolhida, além disso, a captação da glicose pelas células também depende de vários nutrientes. Então um nutricionista que entende do assunto é essencial no controle de suas taxas glicêmicos.

Hoje vou deixar algumas dicas sobre a alimentação adequada em ambas situações!


Os carboidratos complexos como cereais integrais, frutas e verduras, fibras, polifenóis e alimentos fonte de proteínas como queijo magro, carnes magras ou peixes, são sempre os preferidos para ambas as situações. Assim, vou listar alguns que são bem interessantes:

- Arroz negro e arroz vermelho - rico em fibras e polifenóis.

- Farelo do arroz - rico em vanádio cromo, complexo B, e magnésio.

- Raízes- ricas em fibras, complexo B e minerais.

- Banana verde - riquíssima em fibras e nutrientes, ótimas para seu microbioma intestinal.

- Sementes e nozes - ricas em minerais, vitaminas fibras, e óleos essenciais.

- Proteínas vegetais em pó - proteína da ervilha, do arroz, da amêndoa, da batata... além do colágeno em pó também que é uma ótima opção.

- Carnes magras como frango e peru, peixe, frutos do mar.


São alimentos com carga glicêmica e insulinêmica super baixa e riquíssimos em nutrientes!!!


Os alimentos a serem evitados são:


Açúcar, mel, geleia, compota, marmelada, produtos de confeitaria e pastelaria, chocolates, balas, sorvetes, fruta em calda, frutas secas e fruta muito doce como banana nanica, figo, uva, refrigerantes e outras bebidas açucaradas, além de qualquer alimento processado, ou seja, COMA COMIDA DE VERDADE.


Leiam sempre os rótulos dos produtos industrializados, pois o açúcar pode aparecer com o nome de glicose, xilitol, frutose ou maltose! Qualquer um dessa lista vai aumentar a glicação, potencializar os radicais livres, aumentar a insulina e consequentemente todos seus malefícios. ENTÃO FIQUE ATENTO AOS RÓTULOS!!! Isso é claro, só para situações inusitadas que você realmente precisar consumir um alimento processado, pois como mencionado acima, os mesmos devem ser evitados.


Busque ajuda de um profissional que entenda e te ajude com essa situação.


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