Hipocloridria


Hipocloridria é a diminuição da produção da substância conhecida quimicamente como ácido clorídrico no organismo. O ácido clorídrico – HCl, cumpre uma série de funções específicas no estômago. Essas funções são basicamente de proteção contra agentes externos e de digestão.

As células produtoras de ácido são estimuladas pela substância histamina, que por sua vez é estimulada pelo hormônio gastrina. Por outro lado, quando o ácido é suficiente ou excessivo, o próprio estômago indica ao corpo que deixe de ser estimulado com gastrina.

Em condições normais, se o sistema de autorregulação funcionar, não haverá gastrite ou hipocloridria. Entretanto, se a geração de ácido clorídrico diminui muito abaixo dos níveis desejados, fala-se em hipocloridria e até mesmo de acloridria quando nenhum ácido é gerado.

Entre as propriedades do ácido clorídrico no estômago, podemos destacar:

  • Desnatura as proteínas que ingerimos para poder processá-las.

  • Participa no processo digestivo de carboidratos.

  • Destrói os micro-organismos nocivos que podem entrar no corpo juntamente com os alimentos.

Embora pareça uma situação sem gravidade, a hipocloridria tem sido associada ao câncer de estômago. Pacientes que sofrem com esse distúrbio há muito tempo são mais propensos a essa neoplasia.


É difícil saber se você tem hipo ou hipercloridria, os sintomas são parecidos e nem sempre são tratados com diferença, por isso os resultados nem sempre são eficazes! No geral se indicam os inibidores da bomba, e se seu problema for hipocloridria, a situação pode piorar.

Então, quero deixar aqui algumas dicas para você entender melhor seu organismo e problemas de saúde!

  • Eructação

  • A azia é muito comum

  • A dor e desconforto é após as refeições

  • A digestão de proteínas é lenta, parece que está cheio o dia todo

E, proteínas mal digeridas, mal degradadas no intestino, vão causar o supercrescimento de proteobactérias, levando a Síndrome do Intestino Irritável(SII), Doença Inflamatória Intestinal (DII), Intolerâncias Alimentares (IA). Então se você tem alguma dessas doenças, fique atento, o gatilho pode ser a hipocloridria, e talvez seja isso que seu tratamento não te traga tantos resultados.


SE VOCÊ JÁ SABE QUE TEM HIPOCLORIDRIA, vai uma dica: Acidifique seu estômago antes das refeições com limão e vinagre, vai te ajudar , mas procure ajuda e se cuide, pois essa situação te leva a consequências devastadoras por deficiências nutricionais, inflamação, desconforto, tristeza e até depressão. Busque ajuda, você pode mudar sua vida!

.

.


#nutricionistafuncionalemgoiania#nutricionistaemgoiania#nutricaofuncional#exameslaboratoriais#suplementacao#sono#atividadefisica#mentesadia#estresse#nutrição#hipocloridria

image00025.png