Devo me preocupar com a inflamação?

Atualizado: Jun 23

A inflamação é uma resposta à infecção ou a alguma agressão que ocorre para eliminar microrganismos ou outros agentes irritantes, e sim, reparar o tecido. Quando ativada de forma excessiva ou persistente, a inflamação pode causar o comprometimento de órgãos e sistemas, levando à descompensação, disfunção orgânica e morte. Atualmente, é reconhecido que a inflamação está envolvida em diversas doenças infecciosas ou não, destacando a osteoartrite, doenças do sistema cardiovascular, neuropatias, doenças pulmonares, esclerose múltipla e câncer. Doenças essas que tiram a qualidade de vida das pessoas, causando sofrimento, e um elevado custo aos sistemas de saúde do país.


Então hoje quero deixar o sinal de alerta sobre o assunto e te dizer: Apague o fogo da inflamação enquanto é tempo. Ela é essencial, mas na dose certa e nunca de forma crônica.


Sinais de um corpo inflamado: necessidade de anti-inflamatórios e analgésicos com frequência!!

Temos alguns gatilhos que trazem ao seu corpo esse “estado inflamado”.


GATILHOS da inflamação:


1️⃣ SEU MICROBIOMA, temos as bactérias anti-inflamatórias e as pró inflamatórias... Como estão as suas ?!


2️⃣ Agrotóxicos como as pesticidas dos alimentos e os plásticos de todos embalagens e vasilhames!


3️⃣ Poluentes, que são o tipo de ar que respiramos e o cigarro


4️⃣ Radicais livres, inflama nosso corpo quando está em excesso, quando vc não entrega as suas mitocôndrias e células os antioxidantes para contrabalançar esses radicais livres!!


5️⃣ Isquemia ou Hipóxia

A falta de oxigênio, má respiração seja por qualquer motivo, obstrutivo ou emocional, causa hipóxia e consequentemente dispara nosso sistema de defesa causando a inflação crônica!


6️⃣ Alergias, qualquer tipo, sazonal, ou sua exposição crônica a um agressor...


7️⃣ Ácidos graxos trans: Biscoitos e bolachas industrializadas, margarinas...


8️⃣ Produtos avançados de glicação, que são os tostadinhos do calor seco como churrasqueira, air fryer, fornos....


9️⃣ O sal, o excesso de sal além de desgastar o muco da parede gástrica e prejudicar o intestino, tbm aumenta a inflamação e autoimunidade.


1️⃣0️⃣ Pensamentos e emoções negativas , que ativam o sistema de defesa pelo sentimento de perigo, e aumentam a inflamação crônica.


Então coma comida de verdade, tenha um estilo de vida prazeroso, durma bem, e sim, BUSQUE AJUDA DE UM PROFISSIONAL QUE CONSIGA TE AJUDAR NA RECUPERAÇÃO DE SUA SAÚDE!

image00025.png